SINDHOSPI

A Anahp abordou o tema durante um evento em sua sede, o “Projeto WhizHealth e tecnologia escalável: acelerando a nova saúde digital e mobile”. Organizado pela Anahp e pela Bionexo, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções web que atuam dentro dos mais avançados parâmetros de e-commerce hospitalar, integrando instituições de saúde a toda a cadeia produtiva do setor, o evento contou com apresentação de Fábio Trentini, CIO da Bionexo.

Na ocasião, o executivo falou sobre como as empresas podem evitar o chamado débito técnico, apontou os aspectos-chave na escolha de soluções de TI e como a arquitetura tecnológica impacta a escalabilidade e flexibilidade do negócio no longo prazo, entre outras. Também apresentou o Projeto WhizHealth, um ecossistema digital onde todos os empreendedores em saúde digital e mobile podem cadastrar suas soluções, aumentando sua visibilidade para gestores, potenciais clientes e investidores.

“Queremos fomentar a geração e adoção de soluções digitais para a saúde. Para isso, desenvolvemos um meio de criar diálogo entre empreendedores e gestores, favorecendo a conversa e a troca de experiências. No setor Saúde, ainda existe resistência em torno do uso de tecnologias digitais e a melhor forma de sanar isso é criando esse canal de comunicação”, explicou Trentini.

O CIO da Bionexo afirmou que, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, há ainda muito espaço para avançar em saúde digital e mobile. Segundo Trentini, diferente de outros segmentos, a tecnologia digital na área da saúde evolui em um ritmo mais lento do que em outros mercados devido a fatores como a dependência dos hospitais a ERPs complexos e integrados com outras plataformas, além de tendência a utilizar tecnologias já consolidadas.

“Nos propomos a ser um catalizador e a capturar o novo ecossistema de saúde digital na América Latina. Queremos conhecer os desafios que os hospitais enfrentam e buscar empreendedores capazes de solucioná-los. Nosso objetivo é reduzir as ineficiências da área da saúde, melhorar o acesso, reduzir custos, aumentar a qualidade e tornar a medicina mais personalizada e precisa”, concluiu.